Home / Noticias 2008 / 08-134

 

Chapada Diamantina mistura cores em paisagens grandiosas



Parque Nacional da Chapada Diamantina, localizado no interior da Bahia, impressiona pela mistura de tons em sua paisagem

Calor durante o dia, frio à noite e muita adrenalina em meio a belíssimas paisagens. É o que o visitante encontrará no parque nacional da chapada Diamantina, um paraíso localizado no interior da Bahia.

O lugar possui 152 mil hectares repletos de cânions, chapadas, cachoeiras, piscinas naturais e mais de 200 cavernas. Em meio à mistura do colorido do cerrado com a catinga e a trechos de mata atlântica, há uma espécie de minipantanal, com jacarés e capivaras.


A entrada do parque está localizada na cidade de Lençóis (a 1.684 km de SP), uma das 57 que abrigam a região da chapada. Não é à toa que os turistas preferem se hospedar lá. Lençóis também recebe muita gente interessada na prática de esportes radicais, do Brasil e de fora. Por conta disso, é comum encontrar estrangeiros tomando o famoso sorvete de umbu pelas ruas revestidas de pedras do local.

O roteiro turístico da chapada apresenta uma novidade: o sítio arqueológico da serra das Paridas. Descoberto em 2007 por catadores de mangaba, fruta comum na região, o sítio possui paredões de pinturas rupestres que retratam peixes e outros animais do lugar.

Outro lugar que merece ser visitado é o morro do Pai Inácio. Seu pico --localizado a 1.150 metros acima do nível do mar-- apresenta uma vista de 360º, que fica ainda mais bela quando contemplada ao pôr-do-sol. Nesse momento, as serras verde-azuladas se confundem com as nuvens. A essa altura, o frio intenso colabora para que a impressão do local seja única.

Para quem gosta de aproveitar a noite, em Lençóis, o movimento começa no fim da tarde, quando bares e restaurantes instalados nos casarões do século 19 abrem suas portas. Os locais são ponto de encontro de turistas depois de eles passarem o dia curtindo as atrações naturais da chapada.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u434776.shtml