Home / Noticias 2008 / 08-141

 

Cachoeiras e cavernas atraem turistas para o sul
do Estado de SP; assista


Desconhecido para muitos, o município de Ribeirão Grande, no sul do Estado de São Paulo, abriga uma das regiões mais preservadas de mata atlântica, do território nacional.

No programa Viagens desta semana, o fotógrafo e jornalista Caio Vilela fala das cachoeiras, cavernas e inúmeras trilhas desta região, registradas por ele, e que estão localizadas dentro de parques estaduais e áreas privadas destinadas à preservação da natureza.


O Parque Estadual Intervales é um dos destinos especiais da região. A paisagem é bastante semelhante ao que se encontra no Petar (Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira), localizado um pouco mais ao sul, repleto de cavernas de calcário, e também no Parque Estadual de Jacupiranga, que abriga a caverna do diabo.

As trilhas de fácil acesso e os atrativos naturais estão localizados relativamente próximos à sede do parque, onde a hospedagem e a alimentação são feitas em alojamentos simples, porém bem confortáveis.

Para quem deseja mais de conforto, a opção é se instalar no Paraíso Eco Lodge. Uma reserva natural privada que faz divisa com estes parques estaduais e possui atrativos parecidos.

Dentro dessa propriedade particular, os visitantes se hospedam em charmosos chalés decorados com peças trazidas da Ásia. Do outro lado do parque, um conjunto de chalés chamado de Américas possui lodges tipicamente canadenses e é destinado para abrigar grupos.

Nos últimos dez anos, Caio Vilela percorreu e documentou, ao todo, mais de 50 países coletando fotos, sons e expressões. É autor dos livros "Florianópolis", editado pela Publifolha, e "Um Mundo de Crianças", pela editora Panda.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u436826.shtml