Home / Noticias 2008 / 08-149

 

Turismo em reservas será privatizado
Empresas que exploram ecoturismo terão que participar de licitação para oferecer serviços


Proteção da biodiversidade, do patrimônio cultural e histórico e das belezas naturais. Esses são os pontos-chave de um projeto que licitará todos os serviços prestados nos 4 Parques Nacionais do Estado, entre eles o Parque Nacional da Tijuca, que abriga o Corcovado, o Parque Lage, a Pedra Bonita e inúmeras cachoeiras. De acordo com o Instituto Chico Mendes, gestor dos parques nacionais, todas as empresas que exploram a região o fazem por meio de concessões precárias, e terão que concorrer publicamente se quiserem continuar prestando serviços no local.

Os serviços prestados nos 25 parques atendidos pela medida em todo Brasil deverão se adequar às exigências dos editais, que serão divulgados gradualmente até 2010. As empresas que controlam atualmente o transporte interno – incluindo o tradicional trenzinho que liga o Cosme Velho ao Cristo Redentor –, o comércio de souvenirs, e o turismo ecológico deverão se submeter à licitação.

– Como se trata de uma portaria governamental, todos terão que se adequar – lembra Elmano. – Essas empresas exploram a região de maneira informal, não houve licitação pública para que elas atuassem ali.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, outro objetivo da medida é estimular a visitação dos Parques Nacionais em todo o país, já que dos 3,5 milhões de visitantes nos últimos 5 anos, 3 milhões correspondem apenas ao Parque Iguaçu, por conta das Cataratas, e ao Parque Nacional da Tijuca, berço do Cristo Redentor.

O Plano de Terceirização de Atividades e Serviços proporcionaria, através do investimento em obras de acesso, segurança e colocação de equipamento público, uma maior geração de emprego e renda, como acontece em parques da Europa, América do Norte e Oceania.

– A privatização dos serviços vai gerar faturamento. E parte do lucro da iniciativa privada será repassado ao Instituto, que irá reaplicar essa verba na reestruturação da própria unidade – garante Elmano Cordeiro, porta-voz do Instituto Chico Mendes, autarquia do Ministério do Meio Ambiente.

As expectativas são de que em até dois anos o uso público dos parques nacionais seja totalmente revitalizado. Segundo Elmano, os editais para os parques do Rio serão publicados até o início de 2009. Os primeiros parques beneficiados com a medida serão o de Abrolhos, na Bahia, e o de Fernando de Noronha, em Pernambuco, cujos editais serão publicados em outubro.

Novo plano de manejo

Uma das novidades com o Plano de Terceirização de Atividades e Serviços será a construção de um novo hotel na área da Floresta da Tijuca, prevista em documento oficial do Instituto Chico Mendes. Também será implantado o Complexo Corcovado, que abrigará exposições contemplativas onde funcionava antigamente o Hotel das Paineiras, conforme noticiado pelo JB em agosto.

– Havia uma carência da atualização do plano de manejo do parque. Agora vamos definir que atividades podem ser efetuadas e em que áreas. Onde será a venda de produtos, os pique-niques, as áreas de conservação – explica Elizabeth Sarmento, porta-voz do Parque Nacional da Tijuca.

 

Fonte: http://jbonline.terra.com.br:80/editorias/
textosdoimpresso/jornal/rio/2008/09/02/rio20080902000.html