Home / Noticias 2008 / 08-164

 

Primavera é tempo de alcachofra em São Roque (SP)
Todo ano um prato especial é lançado e em 2008, não é diferente e o destaque fica para a inédita
quiche de alcachofra que promete ganhar a cena.



A flor é capaz de enriquecer pratos
doces ou salgados / Ecco Press

Conhecida popularmente como sofisticada e cara, a alcachofra é uma flor comestível de sabor único e extrema versatilidade que está deixando de ser um artigo de luxo e se popularizando em todo o país. Habituada a encantar os paladares mais sofisticados, a flor é capaz de enriquecer pratos doces ou salgados graças ao seu sabor delicado e original.

Justamente por ser uma flor, a safra da alcachofra acontece na primavera, e também por isso, acontece entre os dias 03 e 26 de outubro, em São Roque, cidade a 60 km de São Paulo, a 16ª Expo São Roque, maior festa

do Estado voltada a admiradores da alcachofra e vinhos.

Anualmente mais de 70 mil pessoas passam pela cidade, a fim de degustar diferentes tipos de vinhos e ainda se deliciar com os mais diversos pratos preparados com alcachofra como risoto, pastel, salpicão, strogonoff, patê, entre outros.

Todo ano um prato especial é lançado e em 2008, não é diferente e o destaque fica para a inédita quiche de alcachofra que promete ganhar a cena. Feita com carinho, a massa desmancha na boca e o recheio é elaborado 100% com o fundo da flor, promete agradar a todos os paladares. A quiche foi desenvolvida pela produtora Analídia Ortmann, fornecedora de alcachofra para restaurantes e empórios finos de São Paulo. “Essa flor é tão versátil que podemos utilizá-la de várias formas”, ressalta.

Rica em propriedades nutritivas e medicinais, a espécie que será encontrada no evento é a Roxa de São Roque, um tipo especial desenvolvido pela Embrapa, que se adaptou bem ao clima da região. A produtora ainda completa: “Acredito que esta safra será excepcional, com alcachofras maiores e muito saborosas, pois tivemos bastante sol na época que estavam desabrochando”. Além de saborosa a alcachofra ainda tem o poder de auxiliar no emagrecimento.

Muitos não sabem, mas a alcachofra é um dos alimentos mais recomendados em programas de emagrecimento, pois possui um baixo valor calórico: cada unidade cozida (140 g) possui apenas 62kcal e ainda agrada aos mais diferenciados paladares. Além disso, o leve amargor estimula a digestão.

Na verdade, a alcachofra é uma flor imatura pertencente à mesma família das margaridas e dos girassóis – a família das Compostas. Essa flor possui propriedades nutritivas e medicinais: a cada 100g comestíveis, encontramos vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro. A lista de suas qualidades terapêuticas também é digna de registro. A água do cozimento é um chá de efeito diurético, estimulante da vesícula biliar e também ativador da digestão.

Degustação de alcachofra:

Além de conhecer as mais variadas formas de preparar alcachofra, durante o evento, os visitantes podem se deliciar com os pratos à base da iguaria na Cantina da Tia Lina e o Restaurante Douradão - este, com opção de serviço à la carte. Para refeições rápidas haverá uma praça de alimentação com pratos prontos, com e sem alcachofra, lanches, pastéis, etc.

Já aos interessados em aprender a preparar a flor, o chef Osley José promete ensinar todos os segredos no Espaço Gourmet, onde comandará workshops gratuitos. Ao final das oficinas, três pessoas serão sorteadas para a degustação das receitas. As aulas serão sempre aos sábados e domingos, em quatro horários (12h30, 14h, 16h e 18h).

Com mais de 30 anos de carreira, Osley José é consultor de gastronomia para hotéis, bares e restaurantes e realiza pesquisas de adaptação, criação e produção de receitas para os mais diversos produtos e empresas. É membro da Aregala - Asociación de Restauradores Gastrónomos de Las Américas, entidade latino-americana voltada para a produção cultural da cozinha das Américas, além de professor titular em cursos de Turismo e Hotelaria na Universidade Paulista - Unip. Atua ainda como monitor de culinária em programas de televisão e como colaborador para as principais publicações gastronômicas do país.

Outras atrações durante a festa:

Os grandes vinhateiros da região marcarão presença do evento com estandes de suas vinícolas, a fim de oferecer aos visitantes a oportunidade de conhecer a história da produção desta bebida, que tornou São Roque sinônimo da terra do vinho. Outra atração é o Mercado de Alcachofra, onde será possível apreciar a iguaria nas suas mais variadas formas.

Em plena safra, esta delícia gastronômica, rica em propriedades nutritivas e medicinais, aparece na forma de massas variadas, risoto, pastel, strogonoff, vinagrete, conserva, e até em patê. Além disso, os visitantes podem aprender a preparar os pratos no Espaço Gourmet e comprá-las in natura, em conserva ou pratos congelados.

Com mais de 60 estandes onde são expostos os mais variados produtos, que vão desde doces caseiros, licores, artesanato, velas decoradas, camisetas, bonés e até artigos para casa, a festa atrai cada vez mais visitantes interessados em entretenimento.

Além disso, diversas atrações, como apresentação de grupos musicais, danças típicas e banda itinerante completam o espetáculo. Para surpreender os turistas os promotores do evento realizam às 17h00, a tradicional Pisa da Uva que anima e coloca todos para dançar ao som da Tarantella. O Parque de Diversões e a Fazendinha também prometem agradar visitantes de todas as idades, até passear de mini pônei.

Para receber cada vez mais visitantes, o Recanto da Cascata, local do evento, recebe a cada ano novos investimentos para melhorar sua infra-estrutura. As áreas de alimentação e descanso, paisagismo e ambientação são renovados a cada edição da Festa. O local conta ainda com posto de enfermagem, seguranças, restaurante, lanchonete e estacionamento com seguro.


Fonte: Ecco Press Comunicação