Home / Noticias 2008 / 08-175

 

Afonso Cláudio (ES) ganha roteiro de turismo rural


Vitória - O Sebrae no Espírito Santo lançou neste sábado (11), às 11 horas, na festa III Caminhos da Roça, em Afonso Cláudio, interior capixaba, o 'Circuito Turístico Caminhos da Roça – Afonso Cláudio'. Na ocasião serão apresentadas as paradas obrigatórias do circuito, voltado para o desenvolvimento sustentável da região, que tem como atrativos restaurantes e pousadas rurais, fábricas de cachaça e rapadura, comidas típicas, artesanatos, museus e paisagens naturais deslumbrantes.

O Sebrae já atua na região por meio do Desenvolvimento do Agroturismo na Região das Montanhas Capixabas que, além de promover a divulgação das propriedades rurais buscando o aumento do fluxo de turistas, fomenta o agroturismo sustentável na região por meio de capacitação e melhoria de infra-estrutura.

Para incentivar a divulgação da gastronomia e da tradição locais, será organizado, em parceria com o Sebrae, um espaço dedicado à degustação e comercialização dos produtos locais, a 'Vendinha do Agroturismo'. No local, o visitante terá a oportunidade, durante o almoço, de experimentar produtos da culinária rural que remetem ao tempo dos tropeiros.

"A implantação dos circuitos têm sido o grande diferencial para alavancar o fluxo turístico nas regiões em que é utilizado, com resultados já comprovados", diz o gestor do projeto de Desenvolvimento do Agroturismo na Região das Montanhas Capixabas pelo Sebrae, Rodrigo Belcavello Barbosa.

"O Circuito é importante para as propriedades inseridas e para o turismo do Estado. Com o seu desenvolvimento aumenta-se a atratividade da região de uma forma segmentada, capaz de atender a diversos públicos. Existe uma gama de atividades disponível para pessoas de todas as idades, desde esporte de aventura até a gastronomia local", assinala o gestor do projeto.

Em sua terceira edição, a Caminhos da Roça resgata o passado cultural e religioso da localidade, outrora habitada por tropeiros. Serão apresentados aos visitantes desfiles, jogos, modas de viola e culinária de época.


Fonte: http://www.gestour.com.br/webengine/servlet/Controller?
command=espiritosanto&modulo=noticias&id=40697