Home / Noticias 2008 / 08-177

 

Oktoberfest começa hoje em Blumenau
celebrando tradições alemãs



Em sua 25ª edição, Oktoberfest celebra cultura germânica em 18 dias de festa na cidade de Blumenau, em Santa Catarina

Tradicional festa que acontece todo ano em Blumenau (SC), a Oktoberfest é um evento original da cidade de Munique, na Alemanha. O festival, que aconteceu pela primeira vez em 1810, agradou tanto ao público que hoje acontece em diversos lugares do mundo. Neste ano, a Oktoberfest tem início hoje e segue com muita animação até o dia 26 de outubro.

A versão brasileira do evento foi criada em 1984, após duas grandes inundações que devastaram a região de Blumenau. O objetivo da festa era atrair turistas para o local e fortalecer a cultura alemã presente na região do vale do Itajaí.

A partir de 2005, estipulou-se que todas as atrações do evento deveriam estar, de alguma forma, relacionadas a tradições germânicas, retratando o povo que chegou ao Brasil por volta de 1850.

Um pouco da cultura pode ser conferida nos trajes típicos da época, que são usados pelo público durante a Oktoberfest. Outro destaque do evento são as bandas, que se apresentam durante toda a festa, trazendo canções em alemão.

Além de Blumenau, outras cidades de Santa Catarina se inspiraram na cultura alemã, e criaram suas próprias festas, também com o objetivo de valorizar as tradições. Entre elas, a Marejada, que acontece de hoje ao dia 19, na cidade de Itajaí, a Fenarreco, de hoje até o dia 19, em Brusque e a festa do Imigrante, de hoje até o dia 12, em Timbó.

Badalação

Considerada a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest de Blumenal reuniu, em seus 25 anos de existência, um público de mais de 16 milhões de pessoas.

O evento, que chega à sua 25ª edição em 2008, já nasceu fazendo sucesso: a primeira festa, realizada em 1984, reuniu 102 mil pessoas e chamou a atenção do país. Desde então, o evento atrai brasileiros de diversos Estados e até mesmo estrangeiros. Por causa disso, a cidade de Blumenau é o principal destino turístico da região Sul em outubro.

Apesar do evento ter o intuito de preservar a cultura germânica, muitos jovens são seduzidos pelos 18 dias ininterruptos de baladação. Muita gente bonita e milhares de litros de cerveja estão entre os principais atrativos. O copo com 400 ml de chope custa R$ 3,75. Já o tradicional concurso do chope de metro acontece diariamente, no setor 3, a partir das 22h.

Neste ano, quem for à Oktoberfest poderá apreciar o chope tipicamente alemão no Biergarten, um jardim dedicado especialmente à cerveja, construído do lado de fora dos pavilhões da festa. O local ocupa uma área de 1.600 metros quadrados.

Além de trazer, é claro, vários tipos de cerveja, o jardim oferecerá lanches e pratos da culinária típica alemã como o Kassler, o Eisbein e o Marreco Recheado.

No espaço, os visitantes também poderão provar um chope artesanal, produzido pelas cervejarias do vale do Itajaí. O chope regional foi introduzido na festa pela primeira vez em 2005, conquistou o paladar dos turistas e passou a fazer parte do cardápio fixo da Oktoberfest.

Mas a badalação não fica restrita aos pavilhões da festa. O público também costuma se concentrar na Tunga Choperia (av. 15 de novembro, 1.020), para ver os desfiles e paquerar.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br
/folha/turismo/noticias/ult338u454261.shtml