Home / Noticias 2008 / 08-188

 

Noronha para Sempre? fecha as
atividades do ano com cultura e ecologia
O “Projeto Noronha Para Sempre”, idealizado e implantado pelo IGMS (Instituto Global de Marketing Social), conseguiu plantar na vida das 500 crianças que estudam em Fernando de Noronha e dos cerca de 70 mil
turistas que visitaram a ilha



O “Projeto Noronha Para Sempre”, idealizado e implantado pelo IGMS (Instituto Global de Marketing Social), conseguiu plantar na vida das 500 crianças que estudam em Fernando de Noronha e dos cerca de 70 mil turistas que visitaram a ilha ao longo de 2006.

Para o encerramento das atividades educativas, oficinas e eventos realizados durante o ano, o IGMS realizou no mês de dezembro uma série de atividades especiais. Foram doados livros para a biblioteca da escola local, camisetas e brinquedos para as crianças.

Com uma apresentação musical em homenagem aos 250 anos de Mozart, o projeto “Noronha para Sempre” levou ainda um pouco da cultura mundial para a ilha.

Toda a comunidade pode também conhecer o resultado das oficinas de cinema digital, com a apresentação de um curta-metragem digital animado estrelado e produzido pelas crianças e jovens do local, com o tema proteção e preservação ambiental.

Educação para o meio ambiente:

O projeto, lançado em maio deste ano, tem dois alvos principais: os alunos da única escola da ilha e os milhares de visitantes que passam por lá. Para as crianças, foram especialmente desenvolvidas cartilhas de educação ambiental, utilizadas na disciplina “Educação para o meio ambiente”, que passou a ser oferecida em todas as séries, ministrada por professores previamente treinados pela equipe de psico-pedagogos direcionados pelo IGMS. Já os turistas que desembarcam no aeroporto são agora recepcionados com um vídeo explicativo e recebem uma cartilha, ambos recomendando comportamentos ambientalmente corretos.

“A idéia é fazer com que o arquipélago se torne um modelo de preservação, já que é muito mais difícil reverter um processo de degradação”, conta a presidente do IGMS, Luciana Loyola.

Desde o lançamento, diversas ações foram realizadas no arquipélago em benefício da comunidade e do patrimônio ecológico. Em junho, foram distribuídas as cartilhas de educação ambiental e em agosto foram entregues carteiras e cadeiras para todos os alunos da escola da ilha.

Além das aulas, oficinas de teatro, música e dança ajudaram a integrar as crianças, fazendo com que se sentissem parte essencial do projeto. Nas apresentações realizadas por elas, em eventos abertos, puderam mostrar para toda a comunidade local a responsabilidade de cada um na preservação.

“O último evento do ano marcou o sucesso alcançado até aqui, mas ainda há muito pela frente. Para o próximo já estão programadas novas ações que trarão ainda mais benefícios aos moradores de Noronha e aos amantes desse paraíso natural. Contamos com a continuidade do apoio dos patrocinadores e com a possibilidade de novos agregados”, conclui Luciana Loyola.

O projeto “Noronha para Sempre 2006” teve como parceiras as empresas Eletrobrás, BNDES, Chesf e Trip Linhas Aéreas e voltará com novidades em 2007, com outras empresas envolvidas.

Agitando a ilha:
Em 2006 o IGMS promoveu três eventos que agitaram Noronha, dando maior visibilidade ao projeto e mostrando os resultados alcançados.

No lançamento, em maio, Fernanda Lima foi mestre de cerimônia do evento, que teve show de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo.

Em junho, a entrega oficial das cartilhas contou com apresentação da premiada peça infantil de educação ambiental “Sonho de primavera”, com direção do Palhaço Chocolate.

No aniversário de Noronha, em agosto, os resultados do projeto puderam ser vistos no espetáculo

“Viva Noronha para Sempre”, que sintetizou a experiência vivenciada pela comunidade até o momento. Na ocasião, foram

entregues as carteiras e cadeiras doadas aos alunos da escola Arquipélago.

Fonte: D&A Comunicação Ambiental

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com


Fonte: http://www.ecoviagem.com.br