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Com JMJ, Arquidiocese quer parcerias para movimentar turismo religioso

A próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será realizada no Rio de Janeiro em 2013. O evento deve trazer ao país, segundo estimativas do Ministério do Turismo, entre 1,5 milhão e dois milhões de turistas, oriundos de mais de 170 países católicos. Números que fazem a Arquidiocese do Rio de Janeiro vislumbrar parcerias para desenvolver ainda mais o turismo religioso no Brasil. Segmento trabalhado pelo MTur desde 2009. No país, já foram identificados 96 produtos turísticos de Norte a Sul do Brasil. Dos 344 municípios que informaram possuir oferta de turismo religioso, 176 possuem calendário de eventos religiosos. 

“A Jornada tem um Projeto Cultural. Dentro dele, as cidades históricas que possuem o turismo religioso forte, onde a fé deixou uma história, estão dentro do percurso da Pré-Jornada e até para aqueles que desejam voltar. Lembrando que muitos permaneceram no país fazendo diversos tipos de turismo, principalmente o religioso. Então existe uma grande possibilidade de montar pacotes de Turismo Religioso, com visistas em outras cidades. Estamos em conversa com o Ministério do Turismo”, diz o bispo auxiliar do Rio e responsável pelo setor de Captação e gestão de recursos no Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013, Dom Paulo Cezar Costa. 

Segundo a pesquisa Dimensionamento e Caracterização do Turismo Doméstico do MTur, anualmente, são feitas 8,1 milhões de viagens domésticas movidas pela fé. Quando se fala em turistas estrangeiros que vêm ao Brasil com fins religiosos, este número é de aproximadamente 25 mil turistas ao ano. Números que para Dom Paulo Cezar devem ser outros números após a JMJ 2013. “Nós preferimos não trabalhar com números de visitantes, mas acreditamos que aqui no Rio de Janeiro o número de vai ser bem maior que Madri”, fala. 

O evento será realizado entre os meses de julho e agosto. Segundo técnicos do MTur, todo o país será beneficiado com o evento, pois historicamente os jovens espalham-se pelas diversas cidades e regiões, para depois reunirem-se na cidade-sede, no caso do Brasil, o Rio de Janeiro. O impacto deverá ser maior do que a Copa do Mundo de 2014 e até mesmo das Olimpíadas de 2016 em termos de turistas, segundo estimativas do MTur. 

Para Dom Paulo Cezar o evento vai trazer benefícios para o turismo e para a economia do país. A capital espanhola foi beneficiada com a celebração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madri 2011, com mais de 354 milhões de Euros. Por sua parte, a Comunidade de Madrid estimou que a JMJ gerou um incremento de 147 milhões de euros no Produto Interno Bruto da região. 

“Serão beneficiadas a rede hoteleira, a rede de gastronomia, o comércio de uma maneira geral e as outras cidades. No caso do turismo, a maioria dos jovens não conhecia a Espanha, sendo que mais de 70% disseram que voltariam depois para conhecer o restante do país”, disse. 

Cristo Redentor será o símbolo da JMJ Rio 2013 -O Cristo Redentor foi escolhido como símbolo da Jornada Mundial da Juventude de 2013. O cartão postal do Brasil foi escolhido para levar o nome da cidade aos quatro cantos do mundo em uma exposição itinerante. A réplica da imagem, que tem mais de três metros de altura, passará também por alguns estados brasileiros junto da Cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora, que preparam a juventude para a JMJ. 

Segundo Dom Paulo Cezar, levar a imagem do Redentor a tantos países, simbolizando o Mundo inteiro, mostra como o Rio de Janeiro é acolhedor. “O Cristo é o símbolo de fé. A imagem com uma beleza muito grande e o formato dela com os braços abertos mostra bem a maneira acolhedora com que o povo carioca vai receber os visitantes”, afirma. 

 


 

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