Home / Notícias 2012 /

Praia do Açutuba coloca Iranduba no mapa do turismo, no Amazonas

 

Localizada no município de Iranduba, a 27 km de Manaus, a Praia do Açutuba é um dos principais atrativos do Estado. A inauguração da Ponte sobre o Rio Negro, há quase um ano, facilitou o acesso de quem mora na capital à praia, além dos turistas de outros do restante do Brasil e mundo afora.

Aos sábados e domingos, o balneário chega a atrair a presença de até 2000 pessoas. Durante a semana, o movimento é menor. Mas, ainda assim, os curiosos colocam o “pé na estrada” para conferir o local. O acesso à praia também pode ser através do rio.

Com a movimentação na área, não é de se surpreender que os moradores do local também estejam investindo no potencial turístico da Praia do Açutuba. Atualmente, os três restaurantes existentes na praia disputam a atenção de visitantes como o contador Luiz Carlos Cardoso , 67 anos.

Apesar de ter familiares em Manaus e de esta ser a sua terceira vinda à capital amazonense, o carioca ainda não conhecia o balneário. “Meu irmão me trouxe aqui, e não posso negar que fiquei maravilhado. É muito diferente das nossas praias do Rio de Janeiro, mas isso não significa que seja inferior”, ressaltou.

A facilidade de acesso, proporcionada pela Ponte foi outro ponto destacado pelo turista. “Da última vez que vim ao Amazonas, ainda não existia a ponte. É espetacular, e está trazendo os mesmos benefícios à região que a (ponte) Rio-Niterói levou ao Rio de Janeiro. Lá, a obra conseguiu movimentar o município de Niteroi, que não atraía tantos turistas, e eu acredito que vá acontecer a mesma coisa por aqui”, comparou.

Amazonenses também aproveitam

A universitária Amanda Ribeiro, 23, também é uma visitante de “primeira viagem”. Amazonense, ela ainda não conhecia o Açutuba, e levou a família – inclusive sua filha, a pequena Alice, de um ano e meio – para aproveitar o dia de sol. “Já tinha ouvido falar da praia. Muita gente diz que aqui é um lugar bonito e tranquilo para vir com a família”, afirmou. “Com certeza, a ponte facilitou. Antes, a maioria das pessoas não conheciam, era um lugar bem escondido”, acrescentou.

Em entrevista ao G1, o secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente, Oster Machado destacou que Iranduba, por ser banhado pelos rios Negros e Solimões, possui características ambientais e turísticas diferentes. “Pelo lado do Solimões, foi implantado um acordo de pesca na Ilha da paciência, que trabalha com a preservação dos lagos, e que pretendemos implementar o turismo na área”, destaca.

A praia do Açutuba tem suas areias banhadas pelo rio Negro e é um atrativo sazonal - ou seja, é mais visitada no período da seca (que abrange o trimestre de agosto, setembro e outubro). Desde a inauguração da Ponte Manaus-Iranduba, o secretário confirmou que as demandas turísticas aumentaram, com uma estimativa de aumento superior a 500%, já que o balneário mais distante se encontra a 40 km de distância da ponte.

Com isso, a Prefeitura busca maneiras de receber bem os turistas. Um exemplo é que, na entrada do município, no Distrito do Cacau Pirêra já existe o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). “Nós da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente estamos planejado para os próximos finais de semana implementar ações de orientação ao turista, no que diz respeito à preservação das praias, com ações de educação ambiental, no que tange principalmente aos resíduos sólidos, que é o principal problema observado, pois existe a grande quantidade de lixo que é deixado pelos visitantes, tanto nas praias, quanto às margens das estradas”, completo.

Fonte: G1

 

 

 

 

 

 

 

 

Manutenção e Atualização: KR Comunicação Integrada