Home / Notícias 2012 /

O melhor trekking do mundo

Por Vanessa de Sá

Eleito pelo guia de atividades outdoor Wikiexplora no ano passado a caminhada mais bacana do planeta, Torres del Paine se firma como um dos mais importantes destinos de aventura do planeta. E eu fui conhecer.
Um circuito sul-americano, quem diria, foi eleito pelo guia de atividades outdoor da América Latina Wikiexplora o melhor e mais bacana do planeta. Durante três meses, o site reuniu e coletou informações em mais de 30 publicações de trekking para chegar ao ranking final, que traz o circuito W, localizado no parque Torres del Paine, sul do Chile, na primeira colocação. A lista considerou não apenas beleza cênica, como infra-estrutura de campings e refúgios, bem como situação das trilhas e sinalização.
Eu resolvi “testar” a trilha no início de dezembro, a convite do Fantástico Sur, empresa que gerencia o confortável Las Torres, único hotel privado localizado dentro da área do parque nacional e os refúgios Chileno, Cuernos e Torres e do camping Serón.
Não é difícil chegar ao parque. Muito embora não haja voos diretos (brasileiros costumam gostar isso), o percurso é simples e permite conhecer outras cidades e atrações pelo caminho. A maneira mais simples é pegar um voo para Punta Arenas (faz-se uma escala em Santiago e é preciso trocar de avião), cidade histórica localizada no ponto mais austral do Chile, à beira do Estreito de Magalhães, e dali, um ônibus para Puerto Natales (se a sua intenção é conhecer a simpática cidade) ou direto para o parque. Há várias opções de horários e companhias que partem para Natales, entre elas a Bus Sur (www.bus-sur.cl), Buses Fernandez (www.busesfernandez.com) e Buses Pacheco (www.busespacheco.com), bastante confortáveis. A passagem não é cara. Custa cerca de US$ 8 (uns R$ 15) e a viagem dura pouco mais de três horas. Do ônibus, é possível curtir a paisagem tipicamente patagônica, ou seja, imensas áreas de pampa que servem de pastagem para cordeiros e vacas. Se você optou por dar uma descansada em Natales, depois poderá pegar um outro ônibus para o parque Torres del Paine ou um transfer, via uma empresa de turismo. Há dezenas na cidade.


 


 

Manutenção e Atualização: KR Comunicação Integrada