Home / Notícias 2012 /

Rio é a 1ª cidade do mundo a receber título de Paisagem Cultural

 

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais cantadas do planeta. Talvez, perca apenas para Paris. E ontem, em São Petersburgo, Rússia, durante a 36ª Sessão do seu Comitê do Patrimônio Cultural, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) deu razão às dezenas de poetas e compositores que louvam a Cidade Maravilhosa e sua natureza espetacular.

O Rio tornou-se a primeira cidade do mundo a receber o título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural, numa candidatura apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

De acordo com informações do site do Iphan, o conceito de paisagem cultural foi adotado pela Unesco em 1992 e incorporado como uma nova tipologia de reconhecimento de bens culturais, conforme a Convenção de 1972, que instituiu a Lista do Patrimônio Mundial.

Orgulho nacional

Até hoje, porém, os lugares reconhecidos mundialmente como paisagem cultural relacionam-se a áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais, jardins históricos e locais de cunho simbólico, religioso e afetivo. O reconhecimento do Rio representa um novo olhar sobre os bens culturais inscritos na Lista do Patrimônio Mundial.

A partir de agora, o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico e a praia de Copacabana, além da entrada da Baía de Guanabara serão alvo de ações integradas visando a sua preservação como paisagem cultural. Os bens da capital carioca reconhecidos pela Unesco incluem ainda o forte e o morro do Leme, o Forte de Copacabana, o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo.

A presidente Dilma Rousseff afirmou que a decisão da Unesco é "motivo de orgulho para todo o Brasil". Em comunicado, ela ressaltou a importância do reconhecimento da cidade que vive um momento de mudança: "Um estímulo para que o Rio prossiga sua trajetória de revitalização e crescimento".

Dilma destacou que o título da Unesco chega no momento em que o Rio demonstrou "ter competência de gestão para abrigar grandes eventos nacionais e internacionais", lembrando a realização do Rio+20, além da Copa do Mundo que acontecerá em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

 

 

 

 

 

 


 

Manutenção e Atualização: KR Comunicação Integrada