Home / Notícias 2012 /

Aruanã recebe Rally Berohokã no segundo dia de competição

 

Os competidores do 4º Rally Berohokã irão se encantar com as belezas e o cenário inspirador de Aruanã (GO). O município é ponto de pernoite das equipes no segundo dia da disputa que vai de Mato Grosso a Goiás entre 3 e 7 de setembro.

A cidade, que oferece uma vista privilegiada do Rio Araguaia, conserva na arquitetura parte de sua história. Em sua praça principal, localizada à beira do rio, estão expostos fragmentos de uma caldeira adquirida pelo goiano Couto Magalhães, que investiu na navegação no século 19, quando trouxe um barco a vapor para navegar de Aruanã a Belém do Pará (PA).

As equipes que trilharam o Rally Berohokã em 2011 tiveram uma amostra do potencial da cidade, que foi um dos pontos de parada para almoço. Este ano os competidores terão mais tempo para desfrutar e apreciar o que a cidade tem de melhor a oferecer. Sua infraestrutura conta com hotéis e pousadas aconchegantes, camping, bares e restaurantes de comida típica.

Entre as opções para conhecer o município, estão o turismo de Pesca Esportiva, de Aventura e Ecológico, além do Turismo Étnico, devido à presença Karajá, na aldeia Buridina. Os índios possuem forte influência na cultura local.

A "Cidade Portal do Araguaia" recebe todos os anos milhares de turistas que vêm em busca de lazer em seus rios e praias. A economia de Aruanã gira em torno do turismo, porém em seu espaço rural, o município possui diversas fazendas de médio e grande porte voltadas para atividade pecuária.

Origem – Em 1849, uma Lei do Império determinou a construção do presídio Leopoldina próximo à aldeia Karajá. Localizada também nas proximidades de um porto, a obra foi destruída pelos índios. Com sua reconstrução após três anos, formou-se às suas margens um povoado.

Com a criação da Comarca do Araguaia em agosto de 1875, o povoado foi elevado a distrito. O isolamento com relação a capital Vila Boa, fez com que os moradores, do então distrito de Santa Leopoldina, improvisassem meios de sobrevivência, como por exemplo, a linha de pescar, que era confeccionada com fios de rabo de cavalo, torcida e emendada. Os anzóis eram feitos com alfinetes.

Em dezembro de 1958, foi concedida a emancipação política do município, que passou a chamar-se Aruanã, nome de um peixe específico da região e também de uma dança sagrada dos Karajás.

Inscrições – O 4º Rally Berohokã será realizado de 03 a 07 de setembro, nos estados de Mato Grosso e Goiás. As inscrições estão abertas nas categorias Graduados, Turismo e Expedition e podem ser realizadas por meio do site www.rallyberohoka.com.br.

 

 

 

 

 

 


 

Manutenção e Atualização: KR Comunicação Integrada